www.vegas-paula.blogspot.com

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

sotaque....

Muita gente acha engraçado o facto de eu ainda ter algum sotaque lá da ilha e ainda dizer coisa tipo "eh home" quando chamo alguém entre outras coisas tipo "ê vou comê" (eu vou comer) mas muitos outros dizem ah és das ilhas?! mas não tens muito sotaque...

Como sabem, os Açores são um arquipélago constituído por nove ilhas de origem vulcânica organizadas em três grupos: um grupo oriental com as ilhas de S. Miguel e Sta. Maria; um grupo central com as ilhas Terceira, S. Jorge, Pico, Graciosa e Faial; e um grupo ocidental, composto pelas ilhas das Flores e Corvo.


A povoação dos açores foi feita por portugueses, flamengos, holandeses e franceses. A distribuição desses povos pelas ilhas foi feita de forma diferente de ilha para ilha, o que deu origem a diferentes pronúncias.

A pronúncia conhecida como sotaque “açoriano” deve-se à ilha de S. Miguel, que por ter sido povoada por franceses e portugueses deu origem a um sotaque muito característico, que não ocorre não restantes ilhas, simplesmente porque o povoamento de cada ilha foi feito de maneira diferente.

Isto, associado ao facto de a RTP Açores estar sediada na ilha de S. Miguel, ajuda a difundir o cliché de sotaque “açoriano”, pois as imagens com sotaque são captadas nesta ilha e posteriormente difundidas para o continente. Os média, neste caso, as estações de televisão, alimentam o equívoco de um sotaque “açoriano” quando, na verdade, este sotaque é pertencente unicamente à ilha de S. Miguel, sendo por isso, correctamente designado como sotaque micaelense.

Portanto, se vir um açoriano sem sotaque não se espante – é que nem todas as ilhas foram colonizadas por franceses! A título de exemplo a ilha do Faial foi colonizada por portugueses e flamengos. O nome da cidade da Horta deve-se inclusive ao flamengo Joss van Hürter. A ilha do Faial é considerada a nível nacional como um dos sítios onde melhor se fala português.

Temos os nossos regionalismos mas na verdade, se nos perguntarem porque é que não temos sotaque açoriano a resposta é muito simples - não somos de S. Miguel.

APANHADOS PARA RIR:

3 comentários:

  1. Quando estive em Portugal os açorianos que encontrei foi dificil a mim compreender!:]

    Massssssss ameii o seu post e o esclarecimento!

    Ahhh rir muitoo com o video!

    Obrigada pelo carinho!

    abraços!

    ResponderEliminar
  2. Legal!
    Acho importante essa diversidade de sotaques!
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Tenho amigos do Pico sem sotaque nenhum. Até me parece que falam como os do Norte. Dizem as aulas (ajaulas) e as horas (ajoras). Eheh

    ResponderEliminar

Obrigado pela tua visita, em breve também te irei ler ;)