www.vegas-paula.blogspot.com

domingo, 26 de dezembro de 2010

conversa de ano novo....

O tratamento para perder peso passa pela realização de um Plano Alimentar adequado a cada caso.
Este Plano é hipocalórico, quer dizer, fornece menos calorias do que aquelas que precisamos para o dia-a-dia. Só desta forma, a energia que está armazenada na gordura corporal irá ser utilizada, e assim emagrecemos.
EMAGRECER MUITO RAPIDAMENTE ACARRETA RISCOS IMPORTANTES


PARA A SAÚDE


Um Plano Alimentar certo deve ser equilibrado do ponto de vista calórico. Exemplificando: 30% da energia deve vir das gorduras, 55% dos hidratos de carbono e 15% das proteinas. Daqui se conclui que os alimentos ricos em hidratos de carbono, os chamados "farináceos", não podem ser postos de lado, num tratamento para emagrecer! Por outro lado, as quantidades de gordura devem ser reduzidas.



O Plano Alimentar deve ser suficiente noutros nutrientes nomeadamente, vitaminas, minerais, água, fibras. As refeições devem ser repartidas ao longo do dia e devem evitar-se dois extremos: por um lado, fazer apenas uma ou duas "super refeições", hipercalóricas, deixando o organismo horas sem alimento; por outro lado, passar o dia a "petiscar" pequenas quantidades de alimento, sem nunca chegar a fazer uma verdadeira refeição.

DEIXAR O ORGANISMO HORAS SEM COMER E "VINGAR-SE" EM UMA OU


DUAS REFEIÇÕES DIÁRIAS OU PASSAR O DIA A "PETISCAR" SEM FAZER


VERDADEIRAS REFEIÇÕES SÃO SITUAÇÕES QUE FACILITAM


O AUMENTO DE PESO


O mais indicado é fazer três refeições principais (pequeno-almoço, almoço e jantar) e mais duas ou três pequenas refeições. Se após o jantar o exercício for quase nulo (por exemplo, deitar-se ou ficar sentado no sofá) é desejável que a refeição seja um pouco menos abundante que o almoço.



Em jeito de resumo, podemos concluir que devemos preferir quantidades apreciáveis de legumes e hortaliças , bebidas sem calorias (água, chá, cevada), quantidades suficientes de alimentos ricos em hidratos de carbono (batata, arroz, massa, pão, grão, feijão,…) e fruta, carnes e peixes e reduzida quantidade de alimentos ricos em gordura (óleos, manteiga e margarinas, bolos, bolachas, queijos, enchidos, patés, certos molhos,…) e doces.



É importante organizar o que vai comer ao longo do dia com alguma antecedência e abastecer-se dos alimentos mais vantajosos, evitando assim ceder a tentações fáceis mas pouco recomendáveis… Uma boa forma de começar uma refeição é com vegetais, em salada ou na sopa, por exemplo.


A culinária escolhida para preparar os alimentos deve ser saborosa e pouco gorda: devem ser privilegiados os estufados e guisados com menos gordura, ensopados, jardineiras, grelhados, cozidos, caldeiradas. A pôr de lado: os alimentos fritos tradicionais, assados no forno com gordura e adicionados com molhos gordos (por exemplo, maionese).



Quando não conhecemos a composição dos alimentos que comemos e estão embalados é importante dar uma olhadela ao rótulo do alimento e verificarmos qual a quantidade de calorias e de gordura que contêm. Devemos rejeitar os ricos em gordura e/ou calorias e escolher alternativas melhores.

ESTE ANO VOU CUIDAR MAIS DE MIM

4 comentários:

  1. eu também vou cuidar mais de mim! :)

    ResponderEliminar
  2. Oieeee...só para dizer que o meu blog está em votações para melhor blog de 2010!
    Mais informações no meu cantinho! Passa por lá! Até já!

    ResponderEliminar
  3. vou querer cuidar também mais de mim. janeiro de 2011, me aguarde!

    ResponderEliminar
  4. O ano de 2011 será o ano em que irei cuidar de mim, todos os dias... Escutar o meu corpo, diariamente, será o meu lema de vida...
    Abraços e boa semana:)

    ResponderEliminar

Obrigado pela tua visita, em breve também te irei ler ;)